Lajes com Treliça de Ferro, BOAS DICAS...
As lajes treliçadas são um dos diversos tipos de lajes pré-fabricadas. O seu uso é muito comum na construção de edificações, confeccionadas com treliça de aço e outros elementos que conheceremos agora.
Este tipo de laje com treliça possui inúmeras vantagens e pode garantir uma boa redução dos custos quando comparada às lajes convencionais de concreto.
A laje feita com treliça de aço pode vencer grandes vãos, de até 12 metros. A sua altura será proporcional ao vão vencido e à carga que será aplicada sobre a laje. É possível ter lajes treliçadas de 12 a 30 centímetros de altura.
Para o bom uso deste tipo de laje com treliça de ferro é importante a elaboração do projeto estrutural. O projetista irá definir a altura da laje, a armação e/ou treliça de ferro nas placas de concreto, armações complementares e construtivas, além do posicionamento dos escoramentos e resistência do concreto.
Além do uso do projeto estrutural é necessário adquirir suas lajes treliçadas de fornecedores de confiança. Em especial, quando as lajes necessitarão de armaduras de reforço. Existem treliças de ferro no mercado que não atendem as normas, portanto é importante saber se o distribuidor de aço atua de forma correta.
Principais vantagens das lajes com treliça de ferro
As lajes com treliças de ferro possuem inúmeras vantagens. O grande objetivo do uso deste tipo de laje é a economia alcançada pela racionalização do uso dos materiais e da mão de obra.
As mais comuns que são utilizadas nas obras são:
- Treliça de Ferro H8
- Treliça de Ferro H12
- Treliça de Ferro H16
- Treliça de Ferro H20
- Treliça de Ferro H25
Um dos benefícios deste tipo de laje com treliça de aço é capacidade de vencer grandes vãos e cargas elevadas. Isso garante uma laje econômica em situações com vãos mais exigentes.
Como a laje combina o uso de materiais diferentes, como concreto e isopor, este tipo de laje é mais leve. Uma laje leve garante uma estrutura menos pesada, ou seja, as vigas, pilares e fundações receberão cargas menores o que gera uma boa economia.
Outro benefício do uso da laje com treliça de aço é a economia no uso de formas e escoramentos. O número de escoras é inferior ao de lajes convencionais e as formas quase não são necessárias.
Com a redução das escoras e formas é otimizado também o uso de mão de obra, em especial a mão de obra de carpintaria.
As lajes com treliça de ferro também garantem que as tubulações elétricas e hidráulicas sejam distribuídas com facilidade.
Além disso, a laje treliçada garante bom conforto térmico e acústico.
Componentes da laje treliçada (com treliça de aço)
A laje com treliças possui componentes que são fabricados fora da obra e componentes que são executados in loco. Esta é uma das características importantes que garante a agilidade no processo construtivo.
As lajes treliçadas são compostas pelas seguintes partes:
- Placa de concreto com largura média de 12 cm e espessura de 3 cm;
- Treliça de aço fixada na placa de concreto;
- Armação complementar com barras de aço na placa de concreto;
- Enchimento com placas de isopor ou lajotas cerâmicas;
- Capeamento de concreto executado na obra;
- Armadura de distribuição e negativa.
A placa de concreto é responsável por armazenar as armaduras que resistirão aos esforços de flexão, além de funcionar como uma forma de fundo para a nervura da laje. A treliça de aço já é fixada na própria indústria e sua altura vai variar conforme o vão e a carga de cada ambiente.
As armações complementares com Vergalhão Ca60 são definidas pelo projetista de estrutura. Elas são fixadas na placa de concreto e tem como objetivo resistir aos esforços de flexão.
Outro item fundamental são os enchimentos. Os enchimentos são adotados para otimizar a utilização do concreto, ocupando um espaço onde o concreto não cumpre nenhuma função estrutural.
Os enchimentos utilizados entre as treliças de ferro, são as lajotas cerâmicas e as placas de isopor. A vantagem da placa de isopor é que a laje se torna ainda mais leve, e sua montagem é mais rápida quando comparado ao uso das lajotas cerâmicas.
Os enchimentos também delimitam a largura das nervuras, eles se apoiam na placa de concreto e moldam a alma da nervura da laje treliçada, com treliça de aço.
Com a concretagem é formado a nervura entre os enchimentos e o capeamento. O capeamento é uma camada de concreto que une todo o conjunto, ou seja, faz o trabalho de uniformizar os esforços da laje. Possui uma espessura que varia de 4 a 5 centímetros.
O último componente são as armaduras de distribuição e negativas.
O objetivo da armadura de distribuição é combater os esforços de retração, neste caso é comum utilizar telas de aço com pequenos diâmetros.
O objetivo das armaduras negativas é combater os esforços de flexão negativos, ou seja, no encontro de lajes. Isto é feito quando o projetista considera a continuidade entre as lajes.
Processo executivo das lajes com treliça de ferro
1 – Verificação dos vãos das lajes com treliças de aço:
O primeiro passo para a construção das lajes treliçadas, com treliças de ferro, é a averiguação das medidas dos vãos de cada cômodo. O fabricante deve verificar in loco estas dimensões.
2 – Armazenamento dos materiais:
O segundo passo é o armazenamento correto dos materiais. É importante que os materiais sejam acondicionados em um local adequado, livre da possibilidade de impactos e acidentes. O local também deve ser limpo e arejado.
As vigotas com treliças de aço devem ser empilhadas sobre ripas. Cada tipo de vigota possui limites para este empilhamento.
3 – Montagem do escoramento:
O próximo passo é a montagem do escoramento. O escoramento deve garantir que não ocorrerá nenhum problema durante a concretagem. Ele deve ser apoiado em solo firme e de preferência compactado.
O escoramento poderá ser de madeira ou metálico. É importante também nivelar o escoramento antes da concretagem, afim de garantir um perfeito alinhamento e nivelamento do material.
4 – Posicionamento das placas treliçadas:
Em seguida é feito o posicionamento das placas treliçadas. É importante neste momento observar o que está indicado no projeto estrutural, em especial o sentido das vigotas e o espaçamento entre elas.
5 – Posicionamento do enchimento:
Após o posicionamento das placas, para dar continuidade à montagem das lajes treliçadas, é necessário posicionar os elementos de enchimento. Eles serão apoiados nas bordas das placas de concreto.
É importante garantir um perfeito alinhamento do enchimento para que a nervura da laje permaneça alinhada.
6 – Instalação das armaduras de distribuição e negativa:
O próximo passo é a instalação das armaduras de distribuição e negativa. Mais uma vez, vale ressaltar a importância de observar as armações indicadas no projeto estrutural.
7– Concretagem:
Em seguida, é feito a concretagem das lajes com treliças de ferro. A concretagem deve observar a boa prática da construção, utilizando a altura de lançamento correta e a vibração por meio de mangotes.
É importante tomar cuidado durante a concretagem com a segurança dos operadores. É comum pisar nos materiais de enchimento e a peça se quebrar, a equipe deve estar atenta a estes detalhes e evitar pisar em locais frágeis.
8 – Cura do concreto:
Por fim, o último passo é cuidar para que o concreto seja bem curado. Ou seja, é importante manter a laje úmida durantes os primeiros dias, para que o concreto tenha a quantidade de água correta para adquirir uma boa resistência e reduzir o número de fissuras.
Hoje, o processo construtivo sua grande maioria são feitos com treliças de aço nervuradas, que permitem melhor aderência e diminuição de trincas e outras patologias da obra.
CLIQUE AQUI, E FAÇA UM ORÇAMENTO
Regiões de atendimento Redfer
Região Central
- Aclimação
- Bela Vista
- Bom Retiro
- Brás
- Cambuci
- Centro
- Consolação
- Higienópolis
- Glicério
- Liberdade
- Luz
- Pari
- República
- Santa Cecília
- Santa Efigênia
- Sé
- Vila Buarque
Zona Norte
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- Tucuruvi
- Vila Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
Zona Oeste
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
Zona Sul
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M'Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
Zona Leste
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
Grande São Paulo
- São Caetano do sul
- São Bernardo do Campo
- Santo André
- Diadema
- Guarulhos
- Suzano
- Ribeirão Pires
- Mauá
- Embu
- Embu Guaçú
- Embu das Artes
- Itapecerica da Serra
- Osasco
- Barueri
- Jandira
- Cotia
- Itapevi
- Santana de Parnaíba
- Caierias
- Franco da Rocha
- Taboão da Serra
- Cajamar
- Arujá
- Alphaville
- Mairiporã
- Francisco Morato
- Carapicuíba
- Vargem Grande Paulista
- Várzea Paulista
- Pirapora do Bom Jesus
- Jundiaí
Litoral de São Paulo
- Bertioga
- Cananéia
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Ilha Comprida
- Iguape
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Vicente
- Praia Grande
- Ubatuba
- São Sebastião
- Peruíbe